terça-feira, 23 de março de 2010

U.E Cidade de S. J. de Ribamar Promove Ato Público com Caminhada de Sensibilização no Dia Mundial de Combate a AIDS em dezembro de 2009.

A U. E Cidade de S. José de Ribamar- Caic, realizou um Ato Público no Dia Mundial de Combate a Aids (dezembro de 2009), reunindo professores, alunos e toda comunidade escolar no Dia Mundial de Combate a Aids. O ato foi uma verdadeira aula de cidadania nas ruas da cidade, chamando atenção da população sobre a importância da informação sobre o vírus HIV e a Aids, no intuito de sensibilizá-los a adotar atitudes, posturas éticas e solidárias às pessoas portadoras do vírus ou já com a doença propriamente dita, para que o preconceito dê espaço à generosidade e ao respeito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, até o final de 2007, sendo que diariamente, surgem 7.500 novos casos. Segundo o Ministério da Saúde,no Brasil desde 1980 a junho de 2007, foram registrados mais de 470 mil casos.
Nesse sentido,os professores abordaram em suas aulas de forma interdisciplinar essa temática, a qual está inserida nos Referenciais Curriculares.
Culminaram o tema abordado, com a Campanha de Sensibilização. Alunos exibiam várias faixas com frases de alerta à prevenção da Aids e de combate ao preconceito, apresentaram paródias, informes importantes, palavras de ordem, entre outros. Abordaram em suas falas,os dados estatísticos fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde sobre a incidência do vírus no Município de S. José de Ribamar.
Os professores e alunos abordaram com muita propriedade a necessidade da tolerância com os portadores do vírus; formas de transmissão e de prevenção. Com essa iniciativa, percebe-se claramente que o corpo docente da U. E. Cidade de S. José de Ribamar, é consciente do papel que a escola deve desempenhar em sua função social: a formação dos alunos para a cidadania. Ou seja, sujeitos ativos e não passivos diante da realidade que os cerca.
Abaixo, confira as fotos desse relevante trabalho.