sábado, 30 de outubro de 2010

A UE Cidade de S. José de Ribamar Realiza a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia apoiada pela FAPEMA.

A U. E. Cidade de S. José de Ribamar realizou atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos dias 21 e 22 de outubro de 2010 cujo tema central foi “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. A escola teve seu projeto “Caic Sustentável” aprovado pelo edital (22/2010) da Fapema. O Coordenador do projeto é o professor de Ciências Francisco Fabilson Bogéa Portela com apoio de outros professores, coordenador pedagógico e gestão da escola.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, buscando a popularização da Ciência, tornando-a mais acessível, mais próxima da realidade do povo, incentivando a difusão do conhecimento e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

O projeto foi desenvolvido pelos professores em sala de aula de forma interdisciplinar. Os alunos do Ensino Fundamental e Médio produziram várias atividades sobre alimentação alternativa, reciclagem, preservação dos manguezais, energia eólica, energia solar, os avanços da ciência no campo da medicina, embarcações de S. José de Ribamar; a Pesca, entre outros. Os alunos confeccionaram maquetes, produziram slides, apresentaram encenações com fantoches, etc.

O evento contou com a presença da Presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra que ressaltou sobre a relevância da Ciência e Tecnologia que deve está associada desenvolvimento social, aos avanços proporcionados por elas “A grande importância da ciência e tecnologia no cotidiano das pessoas é facilitar a vida e melhorar as condições sociais. Na medida em que a ciência avança, também melhora as condições de vida das pessoas. Um exemplo disso são as tecnologias disponíveis, como o celular que além de servir para se comunicar, serve também para outras finalidades, gravação, fotografias e até internet, e os medicamentos, que evoluíram de tal forma que hoje o câncer e a AIDS são considerados doenças sérias, graves, mas não tem mais o índice de letalidade que tinham há poucos anos atrás. Tudo isso é evolução decorrente de vários anos de pesquisas”, apontou.

O Prof. Francisco Fabilson Bogea Portela, da Escola Cidade de São José de Ribamar e coordenador do evento, agradeceu a presença da presidente da FAPEMA e comentou sobre o projeto “CAIC Sustentável”. “Esse projeto tem o objetivo de não só mostrar, mas de criar uma consciência ecológica nos alunos que por meio do desenvolvimento sustentável poderão fazer ciência no lugar onde vivem”, declarou.

Durante a programação algumas palestras foram realizadas, entre elas o tema Desenvolvimento Sustentável proferida pelo Prof. de Biologia e Mestre em Meio Ambiente Gabriel Vasconcelos. O Secretário de Meio Ambiente de S.José de Ribamar, José Isac Costa Buarque de Holanda também abordou o tema “Sustentabilidade e Pesca Predatória”. As palestras foram muito ricas,reflexivas e de grande relevância na formação da consciência ambiental dos alunos.

Os alunos manifestaram muito entusiasmo nas apresentações de suas produções. Puderam perceber a presença concreta do conhecimento científico e tecnológico nas mais variadas situações do cotidiano. (vide álbuns).








sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estudantes do CAIC de Ribamar vivenciam a experiência da 1ª Mostra Científica do Maranhão

fotos_alunos_ribamarrA estudante Mirian Ruth Alves, de 13 anos, nunca havia participado de um evento de ciência e tecnologia. Seu primeiro contato foi com a 1ª Mostra Científica do Maranhão, que será realizada, até esta sexta-feira (22), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), na Praça Maria Aragão.
Mirian ficou encantada com a experiência de fazer uma viagem pelas estrelas e planetas, no Planetário Asterdomus, uma das atrações de maior sucesso da Mostra. "Fiquei mais interessada em aprender sobre ciência. Comecei a perceber que ela está em todo lugar, inclusive quando eu cozinho", disse a estudante.
Aluna da Unidade Escolar Cidade de São José de Ribamar (CAIC), Mirian visitou a Mostra Científica com mais 60 colegas. Érica Rocha, de 14 anos, disse que aumentou seu interesse por estudar ciências. "Fiquei gostando mais, porque pude saber mais coisas sobre os planetas", contou. Os estudantes participaram, também, da oficina de foguetes, produzidos com garrafas PET. "Foi impressionante, quando vi o foguete voando. É parecido como o professor explica na sala de aula", destacou a estudante Flávia Soares, de 14 anos.
foto_professor_ribamarrEssa relação entre o que é ensinado em sala de aula com a prática é a principal contribuição da Mostra Científica. O evento cumpre esse papel, em especial para os alunos de escola pública, que poucas vezes têm oportunidade de atividades como essa.
Nesta sexta-feira, os alunos vão vivenciar outra novidade. Na própria escola, eles passarão a ser os expositores, na 1ª Feira de Ciência e Tecnologia, promovida pela escola com apoio da FAPEMA. A diretora-presidente da fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, participou da abertura da feira, que aconteceu nesta quinta-feira (21).

Abertura da 1° Feira de Ciência e Tecnologia do CAIC tem a Presença da Presidente da Fapema Profª Rosane Guerra

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também chegaram ao município de São José de Ribamar. A Unidade Escolar Cidade de São José de Ribamar – CAIC foi contemplada com o edital (22/2010) de apoio a popularização à ciência e tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o CAIC organizou então a sua 1ª Feira de Ciências e Tecnologia.
O evento, que começou hoje, 21, e vai até amanhã, 22, teve a presença da diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, para a cerimônia de abertura. Na oportunidade, Rosane Guerra destacou o valor da ciência e tecnologia na sociedade. “A grande importância da ciência e tecnologia no cotidiano das pessoas é facilitar a vida e melhorar as condições sociais. Na medida em que a ciência avança, também melhora as condições de vida das pessoas. Um exemplo disso são as tecnologias disponíveis, como o celular que além de servir para se comunicar, serve também para outras finalidades, gravação, fotografias e até internet, e os medicamentos, que evoluíram de tal forma que hoje o câncer e a AIDS são considerados doenças sérias, graves, mas não tem mais o índice de letalidade que tinham há poucos anos atrás. Tudo isso é evolução decorrente de vários anos de pesquisas”, apontou.
O Prof. Francisco Fabilson Bogea Portela, da Escola Cidade de São José de Ribamar, agradeceu a presença da presidente da FAPEMA e comentou sobre o projeto CAIC sustentável. “Esse projeto tem o objetivo de não só mostrar, mas de criar uma consciência ecológica nos alunos que por meio do desenvolvimento sustentável poderão fazer ciência no lugar onde vivem”, declarou.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

video sustentabilidade

O CAIC está fazendo a sua parte e você?




CAIC SUSTENTAVEL

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CAIC tem seu Projeto aprovado no edital de popularização da ciência da FAPEMA

Saiu, nesta quarta-feira (06), a relação de projetos de popularização da ciência e tecnologia que serão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
Pelo edital 22/2010, foram contempladas propostas de organização e execução de eventos científicos ou tecnológicos, a serem realizados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 18 e 24 de outubro.
E a U.E Cidade de São José  de Ribamar -  CAIC teve seu Projeto aprovado. Sob à Coordenação dos Professores Francisco Fabilson Portela, Gabriel Costa e Vasconcelos, Maikon Mendonça Fernandes e Alcirene Ramos Pereira o Projeto tem uma  programação de  dois dias de atividade incluindo  Palestras e Feira de Ciências, intitulado "CAIC Sustentavel"  os eventos versarão sobre o tema  central : “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” e será  uma  oportunidade de toda a comunidade escolar interagir e  conhecer um pouco mas  sobre Ciências e Desenvolvimento Sustentavel.