sábado, 21 de maio de 2011

U.E Cidade de São José de Ribamar - CAIC é beneficiada com projetos da PLAN BRASIL

A Plan é uma organização não-governamental de origem inglesa, ativa há mais de 70 anos. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas.

O PROJETO

O  projeto “Saúde Integral do Adolescente”  tem como objetivo geral Promover a saúde integral e a equidade de gênero entre adolescentes (10-19 anos) em situação de desvantagem em cinco municípios do Estado do Maranhão, influenciando políticas e empoderando os jovens para que tenham um maior acesso a informações e serviços para melhorar o seu bem-estar.

Envolverá como público-alvo prioritário, aproximadamente, 3.000 adolescentes, suas famílias, comunidades, profissionais da área de saúde (médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde), bem como, o corpo docente da rede de ensino formal dos municípios de São Luís e São José de Ribamar, por um período de 03 anos.

O projeto será desenvolvido nas Escolas, sendo o local mais apropriado e de confiabilidade (adequado) para que os adolescentes se envolvam nas atividades e iniciem um processo de reflexão e mudança garantindo assim um bom andamento das atividades.

Dentre as estratégias de execução do projeto estima-se informar, engajar e empoderar os adolescentes e os outros atores envolvidos nesse processo para que o objetivo seja alcançado como: as coordenações municipal e estadual do Programa Saúde nas Escolas (PSE), Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), os Coletivos do Projovem Rural, as direções das Unidades de Estratégia da Saúde da Família (UESF), a Rede de Escolas gerenciadas pelas comunidades, os Conselhos Escolares, as Secretarias Estadual e Municipais de Educação, e, principalmente, de Saúde, por meio dos Núcleos de Atenção à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Coordenações Estadual e Municipal de Doenças Epidemiológicas, DST’s/AIDS, Hepatite Viral, Programas e Projetos Sociais existentes na rede social local.

Além da nossa, o projeto abrangerá outras escolas da nossa cidade e São Luís, segue o quadro abaixo.


CIDADE
ESCOLA
DATA
ATIVIDADE
SÃO LUIS
ESCOLA LUCIA  CHAVES

23/05/11
OFICINA (TARDE)
SÃO LUIS
ESCOLA ESTADUAL VILA MARANHÃO
24/05/11
OFICINA(MANHÃ)
SÃO LUIS
ESCOLA AUGUSTO MOCHEL
25/05/11
OFICINA(MANHÃ)
SÃO JOSÉ DE RIBAMAR
ESCOLA ESTADO DA GUANABARA
26/05/11

OFICINA(MANHÃ)
S.JOSÉ DE RIBAMAR
CAIC
26/05/11
OFICINA(TARDE)
S.J.DE RIBAMAR
ESCOLA LICEU RIBAMARENSE
27/05/11
OFICINA(TARDE)

Professora Amanda Gurgel, do RN, fala sobre situação crítica da educação e vira heroína nas redes sociais

A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome “Amanda Gurgel” já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.

Em seu depoimento, Amanda Gurgel acaba fazendo um resumo preciso sobre o quadro da educação no Brasil apresentando seu contracheque de R$ 930 reais. “Como as pessoas até agora, inclusive a secretária Bethania Ramalho, apresentaram números, e números são irrefutáveis, eu também vou fazê-lo. Apresento um número de três algarismos apenas, que é o do meu salário, de R$ 930″.
A professora continua seu discurso dizendo que “os deputados deveriam estar todos constrangidos com a educação no estado do Rio Grande do Norte e no Brasil. Não aguentamos mais a fala de vocês pedindo para ter calma. Entra governo, sai governo, e nada muda. Precisamos que algo seja feito pelo estado e pelo Brasil. O que nós queremos agora é objetividade”.