segunda-feira, 4 de julho de 2016

Finalizando o projeto Meio Ambiente-Novos Hábitos, alunos visitam o parque ambiental da Vale do Rio Doce.


Os alunos do Caic, das turmas 200 e 301, participaram do passeio ao parque ambiental da Companhia Vale do Rio Doce, como mais uma ação do projeto didático, Meio Ambiente - Novos Hábitos. Acompanhados de professores, os alunos, contemplaram a beleza do local, tiveram contato com a vegetação e a flora maranhense, e acima de tudo perceberam mais ainda, a importância da consciência ambiental para a preservação da biodiversidade e o meio ambiente em sua totalidade. Os  alunos consideraram uma experiência maravilhosa e avaliaram positivamente a ação do projeto. Confiram nas fotos abaixo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 21 de junho de 2016

Caic de Ribamar recebe o projeto BiblioSesc.


Em parceria com o SESC com o projeto ¨Cultura BiblioSesc,¨a comunidade escolar CAIC-São José de Ribamar promoveu mais uma vez um momento ímpar na vivência dos seus educandos, bem como em alunos da rede pública municipal da nossa querida cidade. Com acesso a um diversificado acervo literário, todos puderam viajar com sua imaginação e vislumbrar um magnífico mundo da leitura. Confira nas fotos.

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Professores e alunos desenvolvem a segunda etapa do projeto Meio Ambiente: novos hábitos

Segunda etapa do projeto Meio Ambiente-Novos Hábitos, alunos e professores do CAIC-São José de Ribamar expuseram cartazes de locais da comunidade onde existem desperdícios de água e apresentaram músicas sobre o meio ambiente. Vejam as fotos.



Professores e alunos realizam etapa do projeto Meio Ambiente - Novos Hábitos.


"Meio Ambiente, Novos Hábitos", este é o tema do projeto pedagógico que está sendo realizado pela comunidade escolar CAIC - São José de Ribamar, liderada pelo gestor Fábio Orlan.
Na manhã deste sábado (28) mais de 50 alunos e professores realizaram a primeira etapa do projeto. Com o intuito de sensibilizar e mobilizar a sociedade quanto à necessidade de preservação do meio ambiente, os estudantes da escola dividiram-se em três grupos, localizados em pontos estratégicos da cidade balneária, dispostos a pôr em prática tudo o que aprenderam dentro da sala de aula.
“Antes de iniciarmos o ano letivo, os professores e a direção se reúnem para a elaboração de planos que venham trazer melhorias para os alunos e para a comunidade em geral e um desses projetos é o “Meio Ambiente, Novos Hábitos”, destacou o gestor Fábio Orlan.
Com sacos de lixo, enxadas, vassouras, luvas e pás, os jovens e professores mostraram que é necessário que haja uma conscientização e uma colaboração coletiva. Para o aluno Gilberto Matheus é extremamente importante a preservação do meio ambiente e do meio em que que vivemos, “quando chegamos na praça encontramos uma grande quantidade de lixos e dejetos que causam um enorme impacto para o meio ambiente e também para nós, os seres humanos. É necessário que tomemos consciência da preservação ambiental e do local de onde vivemos”, frisou.
“Escolhemos três pontos estratégicos do município para trabalharmos o projeto, a orla marítima, a praça das Marisqueiras e do Cruzeiro, locais estes que precisam de uma constante limpeza e cuidado. É necessário salientar a importância de sairmos dos muros da escola, fazendo com que os alunos vejam o meio ambiente de uma outra forma, mostrando que além da contaminação da água, do solo e do ar, o lixo dificulta a vida de muitos animais, das plantas e do próprio ser humano. Sabemos que não podemos recolher todo o lixo da cidade, mas é importante conscientizar e fazer com que os alunos e os cidadãos reflitam o quanto é importante preservar o meio ambiente”, salientou a professora de Biologia Adelzira Barbosa.
Para a professora de Química, Danielle Pinheiro, o ser humano vive em comunidade, e conviver em comunidade é participar ativamente dela. “Não adianta ficar somente dentro da sala de aula, é preciso colocar em prática a teoria, expandir, levar para a comunidade nossas ações e conhecimentos. Ajudar o meio ambiente não só com palavras, mas com ações desse tipo, pois sabemos que as tampinhas, garrafas PET e de vidro, latas de refrigerantes, entre outros resíduos levam muitos anos para se decompor, causando muitos transtornos ao meio ambiente, por isso é necessário retirar esses materiais de circulação, porém, seria muito melhor se existisse na cidade um órgão que pudesse fazer a reciclagem desses dejetos”, destacou.
Esta foi apenas primeira etapa do projeto. A segunda será uma gincana ecológica-educativa que acontecerá no dia 21 de junho e a última etapa será uma visita ao Parque Botânico da Vale no dia 28 de junho.
Reportagem: Janilton Silva/Folha Ribamar
Fotos: Nunes Colunista