segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Feliz Natal




"Natal é tempo...
de dar um toque na vida com as cores da esperança,
da , da paz e do amor.
Também é tempo de preparar,
em nosso coração e em nosso lar,
um espaço para acolher
as sublimes lições da Sagrada Família de Nazaré
e aceitar as inevitáveis surpresas da vida.

Natal é tempo...
de olhar para o céu,
encantarmo-nos com a luz das estrelas
e seguir a estrela-guia.
É tempo abençoado de dar mais atenção
à criança que mora em cada um de nós
e às que encontramos em nosso peregrinar,
à procura do caminho que nos leva ao Deus-Menino.

Natal é tempo...
de mais uma vez ouvir, acolher
e repetir a mensagem alegre dos Anjos de Deus.
É tempo de acalentar sonhos de harmonia e paz e,
olhando para os “anjos aqui na Terra”,
dar a nossa contribuição,
para tornar este nosso espaço
um pouco mais parecido com o Céu."

Feliz Natal a todos os que fazem dessa escola uma casa de educação e sucesso.

Paz em todo o Planeta.


Mais uma vez o Centro de Ensino Cidade de São José de Ribamar (CAIC) na sequencia do projeto Paz com Paz se Faz participou de forma valorosa trabalhando o tema: A Escola de Mãos dadas com a Paz. Essa atividade teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de lutarmos pela Paz Mundial, nesse sentido a escola desenvolveu atividades que levassem o aluno a refletir sobre sua postura e assim desenvolver atitudes que contribuem para uma cultura de paz. Essas atividades foram: dramatizações, danças, poesias, músicas, jograis dentre outras.

Nossas atividades desenvolvidas ao longo dos anos nos leva a compreender que a paz começa dentro de cada um de nós e se estende na família, na escola e no convívio social. Segundo Mahatma Gandhi, Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho.

Dia Mundial da Luta Contra a AIDS

Por ocasião do Dia Mundial de Combate a AIDS, o Centro de Ensino Cidade de São José de Ribamar (CAIC) realizou uma atividade de sensibilização e conscientização sobre os perigos de contaminação com o vírus HIV. Neste evento foram desenvolvidas várias atividades tais como palestras, dramatizações onde os alunos aprenderam sobre diversos temas ligados ao assunto, principalmente sobre o preconceito ainda exitente em todos os níveis sociais com relação ao doença. Além disso, houve a realização de uma gincana com o objetivo de arrecadarmos alimentos e brinquedos para serem doados . Nesse evento foram arrecardados cerca de 500 kg de alimentos não perecíveis para serem entregues pessoalmente pelos alunos da instituição que puderam neste dia participar de uma aula solidária na Casa So nho de Criança em São Luis, cuida de cr ianças com o vírus do H IV.

sábado, 30 de outubro de 2010

A UE Cidade de S. José de Ribamar Realiza a 1ª Feira de Ciência e Tecnologia apoiada pela FAPEMA.

A U. E. Cidade de S. José de Ribamar realizou atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia nos dias 21 e 22 de outubro de 2010 cujo tema central foi “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. A escola teve seu projeto “Caic Sustentável” aprovado pelo edital (22/2010) da Fapema. O Coordenador do projeto é o professor de Ciências Francisco Fabilson Bogéa Portela com apoio de outros professores, coordenador pedagógico e gestão da escola.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como principal objetivo mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, buscando a popularização da Ciência, tornando-a mais acessível, mais próxima da realidade do povo, incentivando a difusão do conhecimento e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

O projeto foi desenvolvido pelos professores em sala de aula de forma interdisciplinar. Os alunos do Ensino Fundamental e Médio produziram várias atividades sobre alimentação alternativa, reciclagem, preservação dos manguezais, energia eólica, energia solar, os avanços da ciência no campo da medicina, embarcações de S. José de Ribamar; a Pesca, entre outros. Os alunos confeccionaram maquetes, produziram slides, apresentaram encenações com fantoches, etc.

O evento contou com a presença da Presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra que ressaltou sobre a relevância da Ciência e Tecnologia que deve está associada desenvolvimento social, aos avanços proporcionados por elas “A grande importância da ciência e tecnologia no cotidiano das pessoas é facilitar a vida e melhorar as condições sociais. Na medida em que a ciência avança, também melhora as condições de vida das pessoas. Um exemplo disso são as tecnologias disponíveis, como o celular que além de servir para se comunicar, serve também para outras finalidades, gravação, fotografias e até internet, e os medicamentos, que evoluíram de tal forma que hoje o câncer e a AIDS são considerados doenças sérias, graves, mas não tem mais o índice de letalidade que tinham há poucos anos atrás. Tudo isso é evolução decorrente de vários anos de pesquisas”, apontou.

O Prof. Francisco Fabilson Bogea Portela, da Escola Cidade de São José de Ribamar e coordenador do evento, agradeceu a presença da presidente da FAPEMA e comentou sobre o projeto “CAIC Sustentável”. “Esse projeto tem o objetivo de não só mostrar, mas de criar uma consciência ecológica nos alunos que por meio do desenvolvimento sustentável poderão fazer ciência no lugar onde vivem”, declarou.

Durante a programação algumas palestras foram realizadas, entre elas o tema Desenvolvimento Sustentável proferida pelo Prof. de Biologia e Mestre em Meio Ambiente Gabriel Vasconcelos. O Secretário de Meio Ambiente de S.José de Ribamar, José Isac Costa Buarque de Holanda também abordou o tema “Sustentabilidade e Pesca Predatória”. As palestras foram muito ricas,reflexivas e de grande relevância na formação da consciência ambiental dos alunos.

Os alunos manifestaram muito entusiasmo nas apresentações de suas produções. Puderam perceber a presença concreta do conhecimento científico e tecnológico nas mais variadas situações do cotidiano. (vide álbuns).








sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Estudantes do CAIC de Ribamar vivenciam a experiência da 1ª Mostra Científica do Maranhão

fotos_alunos_ribamarrA estudante Mirian Ruth Alves, de 13 anos, nunca havia participado de um evento de ciência e tecnologia. Seu primeiro contato foi com a 1ª Mostra Científica do Maranhão, que será realizada, até esta sexta-feira (22), pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), na Praça Maria Aragão.
Mirian ficou encantada com a experiência de fazer uma viagem pelas estrelas e planetas, no Planetário Asterdomus, uma das atrações de maior sucesso da Mostra. "Fiquei mais interessada em aprender sobre ciência. Comecei a perceber que ela está em todo lugar, inclusive quando eu cozinho", disse a estudante.
Aluna da Unidade Escolar Cidade de São José de Ribamar (CAIC), Mirian visitou a Mostra Científica com mais 60 colegas. Érica Rocha, de 14 anos, disse que aumentou seu interesse por estudar ciências. "Fiquei gostando mais, porque pude saber mais coisas sobre os planetas", contou. Os estudantes participaram, também, da oficina de foguetes, produzidos com garrafas PET. "Foi impressionante, quando vi o foguete voando. É parecido como o professor explica na sala de aula", destacou a estudante Flávia Soares, de 14 anos.
foto_professor_ribamarrEssa relação entre o que é ensinado em sala de aula com a prática é a principal contribuição da Mostra Científica. O evento cumpre esse papel, em especial para os alunos de escola pública, que poucas vezes têm oportunidade de atividades como essa.
Nesta sexta-feira, os alunos vão vivenciar outra novidade. Na própria escola, eles passarão a ser os expositores, na 1ª Feira de Ciência e Tecnologia, promovida pela escola com apoio da FAPEMA. A diretora-presidente da fundação, Rosane Nassar Meireles Guerra, participou da abertura da feira, que aconteceu nesta quinta-feira (21).

Abertura da 1° Feira de Ciência e Tecnologia do CAIC tem a Presença da Presidente da Fapema Profª Rosane Guerra

As atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia também chegaram ao município de São José de Ribamar. A Unidade Escolar Cidade de São José de Ribamar – CAIC foi contemplada com o edital (22/2010) de apoio a popularização à ciência e tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o CAIC organizou então a sua 1ª Feira de Ciências e Tecnologia.
O evento, que começou hoje, 21, e vai até amanhã, 22, teve a presença da diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, para a cerimônia de abertura. Na oportunidade, Rosane Guerra destacou o valor da ciência e tecnologia na sociedade. “A grande importância da ciência e tecnologia no cotidiano das pessoas é facilitar a vida e melhorar as condições sociais. Na medida em que a ciência avança, também melhora as condições de vida das pessoas. Um exemplo disso são as tecnologias disponíveis, como o celular que além de servir para se comunicar, serve também para outras finalidades, gravação, fotografias e até internet, e os medicamentos, que evoluíram de tal forma que hoje o câncer e a AIDS são considerados doenças sérias, graves, mas não tem mais o índice de letalidade que tinham há poucos anos atrás. Tudo isso é evolução decorrente de vários anos de pesquisas”, apontou.
O Prof. Francisco Fabilson Bogea Portela, da Escola Cidade de São José de Ribamar, agradeceu a presença da presidente da FAPEMA e comentou sobre o projeto CAIC sustentável. “Esse projeto tem o objetivo de não só mostrar, mas de criar uma consciência ecológica nos alunos que por meio do desenvolvimento sustentável poderão fazer ciência no lugar onde vivem”, declarou.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

video sustentabilidade

O CAIC está fazendo a sua parte e você?




CAIC SUSTENTAVEL

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CAIC tem seu Projeto aprovado no edital de popularização da ciência da FAPEMA

Saiu, nesta quarta-feira (06), a relação de projetos de popularização da ciência e tecnologia que serão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).
Pelo edital 22/2010, foram contempladas propostas de organização e execução de eventos científicos ou tecnológicos, a serem realizados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 18 e 24 de outubro.
E a U.E Cidade de São José  de Ribamar -  CAIC teve seu Projeto aprovado. Sob à Coordenação dos Professores Francisco Fabilson Portela, Gabriel Costa e Vasconcelos, Maikon Mendonça Fernandes e Alcirene Ramos Pereira o Projeto tem uma  programação de  dois dias de atividade incluindo  Palestras e Feira de Ciências, intitulado "CAIC Sustentavel"  os eventos versarão sobre o tema  central : “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” e será  uma  oportunidade de toda a comunidade escolar interagir e  conhecer um pouco mas  sobre Ciências e Desenvolvimento Sustentavel.

 

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CAIC Integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 ocorrerá entre 18 e 24 de outubro de 2010. O tema principal será: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. Além de promover atividades as mais diversas de divulgação científica, estimularemos na SNCT 2010 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se utilizar os recursos naturais brasileiros e sua rica biodiversidade com sustentabilidade, sempre de forma conjugada com a melhoria das condições sócio-econômicas de sua população.

Existe hoje, no mundo inteiro, uma crescente preocupação em associar crescimento econômico à proteção do meio-ambiente, à preservação da vida no Planeta e à melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” significa fazer com que Ciência e a Tecnologia sejam fatores essenciais para um desenvolvimento com qualidade, que conjugue suas vertentes social, econômica e ambiental.

Além da importância do tema, outras razões justificam a escolha. A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada entre os dias 26 a 28 de maio de 2010 tem como objetivo contribuir para o estabelecimento de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Com isto, a SNCT 2010 possibilitará, com suas ações de popularização da ciência, a criação de uma interface importante da Conferência e de seus resultados com a sociedade brasileira.

Por outro lado, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A ONU está estimulando todos os países a buscarem aumento da consciência coletiva sobre a importância da biodiversidade, por meio de ações a nível local, regional e internacional; todos os países foram também chamados a apoiar ações nos países em desenvolvimento.
 
É importante registrar que as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia não se restringem ao tema principal, abarcando todos os outros, embora se estimule fortemente a realização de atividades, em cada canto do país, em torno do tema proposto.

Convidamos as instituições de pesquisa e ensino, universidades, Ifets, escolas de todos os níveis, secretarias estaduais e municipais de C&T e de educação, fundações de apoio a pesquisa, órgãos governamentais, espaços científico-culturais, entidades científicas e tecnológicas e da sociedade civil, ONGs, empresas, cientistas, professores, pesquisadores, técnicos, estudantes, comunicadores da ciência e todos os interessados a colocarem a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2010 em suas agendas e a iniciarem o processo de sua preparação.
E a U.E Cidade de São José  de Ribamar -  CAIC participará ativamente da SNCT 2010 com uma  programação de  dois dias de atividade incluindo  Palestras e Feira de Ciências, intitulado "CAIC Sustentavel"  os eventos versarão sobre o tema  central : “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável” e será  uma  oportunidade de toda a comunidade escolar interagir e  conhecer um pouco mas  sobre Ciências e Desenvolvimento Sustentavel.
        A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) , a cada ano tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2009, foram realizadas cerca de 25.000 atividades, em quase 500 municípios brasileiro.  Esperamos que seja ainda melhor e maior em 2010. Isto dependerá também de sua participação!

domingo, 29 de agosto de 2010

U.E São José de Ribamar (CAIC) ficou com o Terceiro lugar no VI Festival Geia de Literatura de São José de Ribamar.

CAIC é medalha de Bronze no GEIA.
A II Gincana Geia de Conhecimento foi vencida pelas unidades Centro de Ensino Médio São José de Ribamar, no ensino médio, e Escola Municipal Santa Maria, no ensino fundamental, do povoado Santa Maria.
O Centro de Ensino São José de Ribamar foi bicampeão da II Gincana Geia de Conhecimento. Em segundo lugar, ficou o Centro de Ensino Estado de Guanabara. A Unidade Escolar São José de Ribamar (CAIC) ocupou a terceira colocação, seguida do Centro de Ensino Ribeiro do Amaral, em quarto lugar.Campeã pela primeira vez, a Escola Municipal Santa Maria (ensino fundamental), deixou para trás as escolas municipais Nice Lobão, segunda colocada, e a Silva Rodrigues, do povoado Mata, terceira colocação.
Na praça da Igreja Matriz, desde as primeiras horas da manhã, centenas de alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio se reuniam para armar torcida e testar os últimos conhecimentos que seriam exigidos durante a disputa. Professores e diretores ajudavam os meninos e meninas na preparação.
send_binary2

A gincana promoveu uma disputa entre quatro escolas de ensino médio da rede pública. Cada escola levou para a disputa 30 alunos que responderam a perguntas sobre a obra “Memórias e Memórias Inacabadas”, de Humberto de Campos.
Os estudantes também tiveram como desafio uma disputa de dança. A música escolhida foi um forró. O casal do Centro de Ensino São José de Ribamar, que até então se encontrava em segundo lugar no placar geral da gincana, atrás apenas do Centro de Ensino Fundamental e Médio Estado da Guanabara, dançou melhor e, com uma coreografia mais alegre, ultrapassou a escola adversária.
A escola vencedora recebeu de forma simbólica um cheque no valor de R$ 2 mil, enquanto a segunda colocada foi premiada com R$ 1 mil e a terceira recebeu um DVD. Todos os participantes receberam medalhas.
Festa – Após o resultado, os alunos do colégio campeão fizeram a festa. “Nós estudamos muito, todos se empenharam bastante, por isso, merecemos o primeiro lugar”, declarou o aluno do terceiro ano, Julielton da Silva Valois, 17 anos, líder da equipe vencedora. “É a segunda vez que vencemos a Gincana Geia. Estamos muito felizes, pois seremos recompensados depois de tanto trabalho e dedicação”, complementou.
Apesar de não terem vencido, os alunos das outras escolas não ficaram desanimados. “Nós queríamos ser os vitoriosos, mas outras escolas saíram-se melhor. Nossa equipe se dedicou bastante. Não fizemos feio, por isso, estou muito orgulhosa de meus colegas”, disse Rayanne Souza Borges, 18 anos, aluna do CAIC.
O coordenador Joaquim Gomes destaca a importância do torneio literário para as escolas. “Essa disputa é muito importante para que os alunos aprendam mais sobre a literatura maranhense. A competição é também um incentivo para que os alunos gostem de literatura e melhorem sua nota em sala de aula, além de contribuir na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio”, afirmou.
Joaquim Gomes frisou ainda que as escolas levaram a competição a sério. “Os alunos estavam bastante preparados. A escola vencedora teve uma diferença pequena de pontos em relação às outras. Isso é bom porque mostra a seriedade dos professores e o empenho dos estudantes para que tenham um bom desempenho durante a disputa”, disse.

sábado, 28 de agosto de 2010

Aplicada hoje as Provas da III Olimpiadas Brasileira de Quimica Junior na U. E Cidade de São José de Ribamar - CAIC

A III Olimpiada Brasileira de Quimíca integra o Pragrama Nacional de Olimpiadas de Química, esta Olimpiada é destinada aos alunos das séries finais no Ensino Fundamental.
Sendo que pela 1ª vez os Alunos da U.E Cidade de São José de Ribamar - CAIC participam da Olimpiada. Sob coordenação do Prof° Fabilson foram aplicadas  hoje as  provas III Olimpiada Brasileira de Quimíca que  ocorreram com traquilidade e a preseça de muitos alunos que desmosntraram interesse  pela  atividade, nos mostrando que esses atividades ajudam de  forma  pedagogica a  incentivar nossos alunos ao estudo e  a competição cientifica.

No proximo mes serão aplicadas as  Provas da IV Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2010) que a  Escola  também  esta particpando.

Com o intuito de popularizar o conhecimento cientifico é que esses eventos são organizados e  apoiados como pelo Governo Federal por  meio do MCT  e  do CNPQ.

Sabemos que a luta de Docente é  ardua e  dificil mas  procuramos ainda  assim  com todos esse  impecilios fazer nosso trabalho com Responsabilidade e Compromisso, somente  assim estaremos comtribuindo para  mudar  esses  quadro.