![]() |
CAIC é medalha de Bronze no GEIA. |
O Centro de Ensino São José de Ribamar foi bicampeão da II Gincana Geia de Conhecimento. Em segundo lugar, ficou o Centro de Ensino Estado de Guanabara. A Unidade Escolar São José de Ribamar (CAIC) ocupou a terceira colocação, seguida do Centro de Ensino Ribeiro do Amaral, em quarto lugar.Campeã pela primeira vez, a Escola Municipal Santa Maria (ensino fundamental), deixou para trás as escolas municipais Nice Lobão, segunda colocada, e a Silva Rodrigues, do povoado Mata, terceira colocação.
Na praça da Igreja Matriz, desde as primeiras horas da manhã, centenas de alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio se reuniam para armar torcida e testar os últimos conhecimentos que seriam exigidos durante a disputa. Professores e diretores ajudavam os meninos e meninas na preparação.
![]() |
Os estudantes também tiveram como desafio uma disputa de dança. A música escolhida foi um forró. O casal do Centro de Ensino São José de Ribamar, que até então se encontrava em segundo lugar no placar geral da gincana, atrás apenas do Centro de Ensino Fundamental e Médio Estado da Guanabara, dançou melhor e, com uma coreografia mais alegre, ultrapassou a escola adversária.
A escola vencedora recebeu de forma simbólica um cheque no valor de R$ 2 mil, enquanto a segunda colocada foi premiada com R$ 1 mil e a terceira recebeu um DVD. Todos os participantes receberam medalhas.
Festa – Após o resultado, os alunos do colégio campeão fizeram a festa. “Nós estudamos muito, todos se empenharam bastante, por isso, merecemos o primeiro lugar”, declarou o aluno do terceiro ano, Julielton da Silva Valois, 17 anos, líder da equipe vencedora. “É a segunda vez que vencemos a Gincana Geia. Estamos muito felizes, pois seremos recompensados depois de tanto trabalho e dedicação”, complementou.
Apesar de não terem vencido, os alunos das outras escolas não ficaram desanimados. “Nós queríamos ser os vitoriosos, mas outras escolas saíram-se melhor. Nossa equipe se dedicou bastante. Não fizemos feio, por isso, estou muito orgulhosa de meus colegas”, disse Rayanne Souza Borges, 18 anos, aluna do CAIC.
O coordenador Joaquim Gomes destaca a importância do torneio literário para as escolas. “Essa disputa é muito importante para que os alunos aprendam mais sobre a literatura maranhense. A competição é também um incentivo para que os alunos gostem de literatura e melhorem sua nota em sala de aula, além de contribuir na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio”, afirmou.
Joaquim Gomes frisou ainda que as escolas levaram a competição a sério. “Os alunos estavam bastante preparados. A escola vencedora teve uma diferença pequena de pontos em relação às outras. Isso é bom porque mostra a seriedade dos professores e o empenho dos estudantes para que tenham um bom desempenho durante a disputa”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário