De acordo com a portaria publicada na edição de hoje, 24, do Diário Oficial da União institui o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. O exame, que será realizado pelo Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – avaliará conhecimentos, competências e habilidades de profissionais que tenham concluído ou estejam concluindo cursos de formação inicial para a docência e que desejam ingressar na carreira do magistério. A primeira edição do exame, que é anual, se realizará em 2011.
O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente deverá subsidiar a contratação de docentes para a educação básica pelos governos estaduais e municipais. As secretarias de educação interessadas em utilizar os resultados do Exame definirão a forma de utilização desses resultados para fins de contratação de docentes.
A participação no Exame é de caráter voluntário, mediante inscrição e conferirá ao candidato um boletim de resultados, cujos dados somente poderão ser utilizados mediante autorização expressa do candidato.
O Exame servirá, ainda, para oferecer diagnóstico dos conhecimentos, competências e habilidades dos futuros professores para subsidiar as políticas públicas de formação continuada bem como para construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de formação inicial de docentes.
Com o intuito de contribuir com as redes de ensino para que estas possam aprimorar seus processos de seleção e aumentar a periodicidade da contratação de professores, o INEP está desenvolvendo o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Nesse primeiro momento, o Exame será para candidatos a lecionar no ensino infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Por meio desta consulta pública, pretende-se submeter à sociedade os referenciais para a elaboração da matriz desse Exame, de modo a proporcionar a construção coletiva de um instrumento para avaliar os candidatos à docência no país. São aceitas contribuições pessoais ou institucionais – feitas pelo responsável pela instituição – e é possível opinar sobre todo o Exame ou apenas sobre algum dos temas propostos. Cada um decide a melhor forma de participar.
Durante todo o período da consulta pública será possível acessar o sistema para inserir novas sugestões e alterar o que já foi sugerido, utilizando o e-mail e a senha cadastrados. Serão consideradas para efeito da consulta pública as sugestões que constarem do sistema no momento do fechamento da consulta pública, no dia 3 de julho.
Acesse aqui consultaexamedocente.inep.gov.br/index/login o documento que contém os referenciais para o Exame.
As dúvidas em relação à utilização do sistema podem ser esclarecidas pelos seguintes contatos:
exame.docente@inep.gov.br
(61) 2022-3905 / 2022-3921 / 2022 -3925
Nenhum comentário:
Postar um comentário