domingo, 29 de agosto de 2010

U.E São José de Ribamar (CAIC) ficou com o Terceiro lugar no VI Festival Geia de Literatura de São José de Ribamar.

CAIC é medalha de Bronze no GEIA.
A II Gincana Geia de Conhecimento foi vencida pelas unidades Centro de Ensino Médio São José de Ribamar, no ensino médio, e Escola Municipal Santa Maria, no ensino fundamental, do povoado Santa Maria.
O Centro de Ensino São José de Ribamar foi bicampeão da II Gincana Geia de Conhecimento. Em segundo lugar, ficou o Centro de Ensino Estado de Guanabara. A Unidade Escolar São José de Ribamar (CAIC) ocupou a terceira colocação, seguida do Centro de Ensino Ribeiro do Amaral, em quarto lugar.Campeã pela primeira vez, a Escola Municipal Santa Maria (ensino fundamental), deixou para trás as escolas municipais Nice Lobão, segunda colocada, e a Silva Rodrigues, do povoado Mata, terceira colocação.
Na praça da Igreja Matriz, desde as primeiras horas da manhã, centenas de alunos das escolas públicas de ensino fundamental e médio se reuniam para armar torcida e testar os últimos conhecimentos que seriam exigidos durante a disputa. Professores e diretores ajudavam os meninos e meninas na preparação.
send_binary2

A gincana promoveu uma disputa entre quatro escolas de ensino médio da rede pública. Cada escola levou para a disputa 30 alunos que responderam a perguntas sobre a obra “Memórias e Memórias Inacabadas”, de Humberto de Campos.
Os estudantes também tiveram como desafio uma disputa de dança. A música escolhida foi um forró. O casal do Centro de Ensino São José de Ribamar, que até então se encontrava em segundo lugar no placar geral da gincana, atrás apenas do Centro de Ensino Fundamental e Médio Estado da Guanabara, dançou melhor e, com uma coreografia mais alegre, ultrapassou a escola adversária.
A escola vencedora recebeu de forma simbólica um cheque no valor de R$ 2 mil, enquanto a segunda colocada foi premiada com R$ 1 mil e a terceira recebeu um DVD. Todos os participantes receberam medalhas.
Festa – Após o resultado, os alunos do colégio campeão fizeram a festa. “Nós estudamos muito, todos se empenharam bastante, por isso, merecemos o primeiro lugar”, declarou o aluno do terceiro ano, Julielton da Silva Valois, 17 anos, líder da equipe vencedora. “É a segunda vez que vencemos a Gincana Geia. Estamos muito felizes, pois seremos recompensados depois de tanto trabalho e dedicação”, complementou.
Apesar de não terem vencido, os alunos das outras escolas não ficaram desanimados. “Nós queríamos ser os vitoriosos, mas outras escolas saíram-se melhor. Nossa equipe se dedicou bastante. Não fizemos feio, por isso, estou muito orgulhosa de meus colegas”, disse Rayanne Souza Borges, 18 anos, aluna do CAIC.
O coordenador Joaquim Gomes destaca a importância do torneio literário para as escolas. “Essa disputa é muito importante para que os alunos aprendam mais sobre a literatura maranhense. A competição é também um incentivo para que os alunos gostem de literatura e melhorem sua nota em sala de aula, além de contribuir na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio”, afirmou.
Joaquim Gomes frisou ainda que as escolas levaram a competição a sério. “Os alunos estavam bastante preparados. A escola vencedora teve uma diferença pequena de pontos em relação às outras. Isso é bom porque mostra a seriedade dos professores e o empenho dos estudantes para que tenham um bom desempenho durante a disputa”, disse.

sábado, 28 de agosto de 2010

Aplicada hoje as Provas da III Olimpiadas Brasileira de Quimica Junior na U. E Cidade de São José de Ribamar - CAIC

A III Olimpiada Brasileira de Quimíca integra o Pragrama Nacional de Olimpiadas de Química, esta Olimpiada é destinada aos alunos das séries finais no Ensino Fundamental.
Sendo que pela 1ª vez os Alunos da U.E Cidade de São José de Ribamar - CAIC participam da Olimpiada. Sob coordenação do Prof° Fabilson foram aplicadas  hoje as  provas III Olimpiada Brasileira de Quimíca que  ocorreram com traquilidade e a preseça de muitos alunos que desmosntraram interesse  pela  atividade, nos mostrando que esses atividades ajudam de  forma  pedagogica a  incentivar nossos alunos ao estudo e  a competição cientifica.

No proximo mes serão aplicadas as  Provas da IV Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR 2010) que a  Escola  também  esta particpando.

Com o intuito de popularizar o conhecimento cientifico é que esses eventos são organizados e  apoiados como pelo Governo Federal por  meio do MCT  e  do CNPQ.

Sabemos que a luta de Docente é  ardua e  dificil mas  procuramos ainda  assim  com todos esse  impecilios fazer nosso trabalho com Responsabilidade e Compromisso, somente  assim estaremos comtribuindo para  mudar  esses  quadro.

Profº Fabilson em parceiria com Prof° Alison realizam Aula de Campo em Área de Mangue de São José de Ribamar

Em parceria com Prof° Alison que leciona disciplina Geografia, foi realizada a 1° Aula de Campo dos alunos das turmas 7ª A e B da U.E Cidade de São José de Ribamar-CAIC. De forma interdisciplinar, a aula teve como tema O Ecossistema Manguezal, um Ecossistema muito importante para as espécies que nele vivem ou se reproduzem, tanto para o homem que retira dele seu sustento como muitas familias de Ribamar que vivem da extração de Sururu, sarnanbí e outros. Os alunos participaram ativamente das atividades desenvolvidas, manisfestando muito interesse pelo tema da aula, pois tiveram a oportunidade de experienciar a necessidade da preservação dos manguezais. Confira as fotos da aula:
Foto: Turma 7ª Serie A em Aula de Campo no Manguezal.
Foto: Prof° Fabílson e Aluno Gleuson 7° A, em Aula de Campo.




Foto: Prof° Alison em Aula de Campo no Manguezal.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

São Luis sedia maior evento Internacional de Exposição Científica da América Latina

A Cidade de São Luís sedia o maior evento de Iniciação Científica a nível Internacional, o Expo Esi da América Latina (AMLAT), que conta com apoio e participação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia  do Maranhão - IFMA. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, no período de 9 a 13 de agosto, a partir das 8 horas, e recebe pesquisadores de 12 países, com faixa etária a partir de 7 anos de idade.

A 5ª Expo Esi está sendo organizado pelo Núcleo de Divulgação Científica da Região Tocantina (NDCRT), que fica localizado na cidade de Imperatriz – MA, e coordenado pelo professor Alexandre Passos da Silva. O evento é realizado a cada dois anos em um país diferente, e neste ano, a Cidade de São Luís, por meio do NDCRT, foi escolhida para sediar o encontro, devido sua infraestrutura e espaço. A Expociência 2010 possui uma estrutura com aproximadamente 150 stands, e painéis com diversas temáticas.

O evento visa estimular a interrelação entre os países participantes para a troca de experiências na realização de suas pesquisas; trazer para a região Norte/Nordeste do Brasil um evento da MILSET-AMLAT para incentivar a implantação de um movimento único de desenvolvimento da pesquisa jovem; estimular novas vocações através da realização de projetos criativos e inovadores, e aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os alunos e professores das escolas com a comunidade universitária, para uma melhor compreensão das Universidades em Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão; promover o desenvolvimento de atividades de iniciação científica entre os estudantes do ensino fundamental, AMLAT – Maranhão – Brasil, nas proposições de soluções das demandas dos pequenos empreendimentos quanto à atualização tecnológica e inovação desse continente; e popularizar as ciências, mostrando para o público que pequenos avanços tecnológicos são possíveis partindo de ações de pesquisa e desenvolvimento de projetos, além de propor à cidade um buscar de ações mais ativa e menos contemplativo.

Para o professor Alexandre, a parceria do NDCRT com a UFMA possibilitou a realização deste evento internacional, em São Luís, com apresentação de projetos de vários países da América Latina, além de países como Japão, Rússia e Itália. “Alunos de ensino fundamental e graduandos estão hoje, aqui, expondo seus trabalhos de pesquisas, o que só foi possível com a parceria com a UFMA e outras universidades”, afirma.

Na solenidade de abertura o presidente da MILSET AMLAT, Atílio Buendia, parabenizou os pesquisadores presentes pelo esforço e trabalho obtidos, expondo os motivos que levaram São Luís a sediar a 5ª Expociência. “Hoje é inaugurada a 5ª Expociência AMLAT 2010 em São Luís – MA, uma linda cidade situada no Nordeste do Brasil e que conta com uma arquitetura colonial de aproximadamente 3500 edifícios perfeitamente conservados. Estes e outros fatores originaram que fosse considerada pela Unesco, patrimônio da humanidade, e coisas do destino. A 4ª Expociência 2008 foi realizada no Centro Histórico de Lima – Peru, que é considerada também, como Patrimônio da Humanidade pelo mesmo organismo”, enfatizou.

Segundo o Vice-Reitor da UFMA, Antonio Oliveira, em exercício da reitoria, o evento incentiva pesquisadores jovens de diversos países a desenvolverem seus trabalhos científicos e poder apresentá-los para a sociedade. “Este encontro é a cultura de fazer ciência, que iniciou há 25 anos com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e logo em seguida, há 7 anos com a Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia (SECT), aqui em São Luís. O evento é o momento de premiar e qualificar os trabalhos vindos de diversas regiões do mundo a fim de criar condições de a sociedade conhecer e fazer a ciência”, destacou.

A estudante do Curso Técnico de Química da Fundação Liberato do Rio Grande do Sul, Kawoana Vianna, 18 anos, explica que este momento representa todo desejo de um jovem cientista, que é expor seu trabalho, ouvir novas opiniões e trocar experiências com pessoas que passam pela mesma realidade. “Às vezes é difícil esquematizar um trabalho e chegar com resultado positivo, visto que nossos objetivos estão sempre voltados para contribuir no crescimento social. Para nós estudantes, é de grande importância esta feira, pois voltamos aos nossos estados com maior motivação, no sentido de pesquisarmos e fazermos novas descobertas”, explica.

Composição da mesa de abertura: Presidente da MILSET AMLAT, Atílio Buendia; Presidente do NDCRT, Alexandre Passos; Pró-Reitor de Pós Graduação da UEMA, Walter Canales; Presidente da MILSET Chile, Maria Angélica; Presidente da Convention Birou São Luís, Nam Sousa e o Vice-Reitor da UFMA, Antonio Oliveira (em exercício da reitoria). 
Saiba mais sobre a MILSET:

A MILSET (Movimento internacional para o lazer na ciência e na tecnologia) é um movimento internacional para fomentar atividades científicas e técnicas com sede em Paris, França. Uma das suas missões é organizar as Expociências Internacionais em diferentes continentes (Europa, Latinoamérica, Mediterrâneo, Ásia, África), bem como organizar festivais ou semanas da ciência, reuniões, colóquios, seminários, publicações, viagens de estudo, entre muitos outros.


Confira a programação
 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Relação dos Alunos Classificados para 2ª fase da OBMEP 2010

Os alunos dessa escola farão a prova da 2a Fase no seguinte CENTRO DE APLICAÇÃO:


Centro de Aplicação:
CEM SAO JOSE DE                       RIBAMAR

Endereço:
RUA DO OLHO DAGUA, S/N, POLO XII, VIEIRA, - SAO JOSE DE RIBAMAR, MA


Data da Prova e Horário:
                       Dia 11 de Setembro - Sábado - 14:30h. (Horário de Brasília)


Os alunos relacionados abaixo deverão apresentar-se, no Centro descrito acima, portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal).
É recomendável que o aluno se apresente no CENTRO DE APLICAÇÃO com, pelo menos, trinta minutos de antecedência.



Classificados - Nível 1 (7 alunos)



Código Nome do Aluno Sala de Prova na 2a Fase
1 MA21008728100230   CARLOS ANDRE ARAUJO DOS SANTOS Sala-01
2 MA21008728100046 DANIELE BATISTA DEVID Sala-01
3 MA21008728101622    GUILHERME VICTOR BIBIANO ALMEIDA Sala-01
4 MA21008728100885 LUIS FELIPE MENDES Sala-01
5 MA21008728100927 RAFAEL FELIPE FERREIRA Sala-01
6 MA21008728100605 ROMULO VICTOR GARCEZ RIBEIRO Sala-01
7 MA21008728100083 YAGO VICTOR DOS SANTOS SOUZA Sala-01



Classificados - Nível 2 (10 alunos)


Código Nome do Aluno Sala de Prova na 2a Fase
1 MA21008728201513    ADRIANO VERDE DE BORRALHO Sala-03
2 MA21008728201434 ALEX HAWAN MATOS RAMOS Sala-03
3 MA21008728201367   AMILSON FURTADO DOS SANTOS Sala-03
4 MA21008728202256     DENILSON MIRANDA DOS SANTOS Sala-03
5 MA21008728200338    GLEUSON DA SILVA DOS SANTOS Sala-03
6 MA21008728201409 JHONATHAN ARAUJO BRANDAO Sala-03
7 MA21008728202128 MIGUEL JORDAN PINHEIRO FURTADO Sala-03
8 MA21008728200533 PATRICIA CORREA RIBEIRO Sala-03
9 MA21008728202049 RONALD PEREIRA DA SILVA Sala-03
10 MA21008728200168 SILVANIRA DINIZ DE SOUZA Sala-03

Classificados - Nível 3 (16 alunos)


Código Nome do Aluno Sala de Prova na 2a Fase
1 MA21008728302160 ALAN MARANHAO COSTA Sala-06
2 MA21008728300229 ALDAIR MELONIO DOS REIS Sala-06
3 MA21008728300084   BRENDA RAYANNE BASTOS NASCIMENTO Sala-06
4 MA21008728300205 CARLA B RODRIGUES SILVA Sala-06
5 MA21008728301398 CLAUDEMIR AMARAL CORREA Sala-06
6 MA21008728302147 DANILO FERREIRA DE SOUZA Sala-06
7 MA21008728300138 EDUARDO DE SOUSA DA SILVA Sala-06
8 MA21008728301465 ELIENE DE AGUIAR CARVALHO Sala-06
9 MA21008728300059 FELIPE CAETANO DOS SANTOS ALVES Sala-06
10 MA21008728301260 JACKSON PEREIRA MATOS Sala-06
11 MA21008728303711 JARDEANE DA SILVA DA PAZ Sala-06
12 MA21008728303541 JOSE MAGNO MATOS CARNEIRO JUNIOR Sala-06
13 MA21008728301908 MANOEL COSMO SANTOS FILHO Sala-06
14 MA21008728302123 MARIANE CABRAL FERREIRA Sala-06
15 MA21008728303838 RICARDO DE JESUS DA SILVA Sala-06
16 MA21008728301052 YGO AMARAL MORAIS Sala-06

Atenção: quando a escola envia mais cartões-resposta que a quantidade permitida e há alunos empatados na última vaga, o sistema faz um corte aleatório.


Parabéns aos alunos classificados!